quarta-feira, 13 de abril de 2011

Observatório Social e de Prevenção da Violência


O Observatório Social e de Prevenção da Violência é um centro de pesquisas e socialização de informações relativas ao município de Nova Iguaçu, sobretudo no que tange aos programas sociais desenvolvidos, constitui um setor estratégico de iniciativa governamental no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção da Violência (SEMASPV) da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.


A missão do Observatório consiste, portanto, na produção de informação qualificada gerada através do diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas e projetos no âmbito da Assistência Social e Prevenção da Violência, com o intuito de subsidiar a tomada de decisão e o desenvolvimento de estratégias, visando uma maior eficiência na efetivação das mesmas.

Seu objetivo geral, com ênfase em pesquisa empírica e aplicada, consiste na produção de indicadores de gestão e desenvolvimento de ferramentas informacionais. Com foco em questões como a vulnerabilidade social e criminalidade, e fatores associados que incluem o acesso a educação, trabalho e desigualdades socioeconômicas.

Entre os objetivos específicos do Observatório estão a produção, o processamento e a sistematização de diferentes bases de dados dos programas sociais no município, além da coleta e armazenamento de dados socioeconômicos e demográficos referentes a cidade de Nova Iguaçu, a região da Baixada Fluminense, o Estado do Rio de Janeiro e ao Brasil para o desenvolvimento de estudos comparativos. Assim, o Observatório instrumentaliza o município a identificar o público-alvo de famílias em situação de risco social integrando-as aos programas sociais.

O Observatório busca sempre aprimorar suas análises, diagnosticando dificuldades e buscando soluções tecnológicas, a fim de garantir aos cidadãos o acesso à informação e promover o diálogo com a sociedade no que concerne a orientação das ações do poder público. Desse modo, os estudos desenvolvidos destinam-se aos gestores públicos, pesquisadores, sociedade civil e imprensa.

A disponibilização de informação confiável e qualificada é um dos desafios das políticas públicas. E para isso, o Observatório estabeleceu uma estrutura baseada em ferramentas de análise estatística, sociológica e de geoprocessamento de informações. Com o investimento em técnicas de pesquisa baseada em surveys e no tratamento e análise de dados secundários, o que promove um diálogo permanente entre perspectivas metodológicas quantitativas e qualitativas. Apresenta ainda vocação enquanto centro de formação de pesquisadores e fomentador de pesquisas sobre a problemática apresentada, com o treinamento e capacitação em metodologia de pesquisa e análise de dados.

 
Design by Anderson Batata | Bloggerized by Free Blogger Templates | Free Samples