quarta-feira, 13 de abril de 2011

A SEMASPV e SEBRAE assinam acordo de cooperação

O Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (Ciate) assinaram, no dia 19 de outubro, protocolo de cooperação com o objetivo é auxiliar os dekasseguis que seguem para o Japão e retornam ao Brasil tentando montar seu próprio negócio. A assinatura do protocolo ocorreu durante a Comemoração dos 15 anos do Ciate, no Hotel Nikkey Palace, no bairro da Liberdade.

Segundo as instituições, há vários momentos em que essa ajuda pode ser prestada a estes trabalhadores. Antes de embarcar eles já podem ter noções de empreendedorismo, obter informações sobre a cultura e o modo de vida no Japão e também terão a possibilidade de fazer um planejamento pensando no retorno ao Brasil.

O diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SP, Milton Dallari, ressaltou a relevância deste trabalho conjunto do Sebrae-SP com a comunidade japonesa. "É um convênio dos mais importantes porque se trata de um atendimento efetivo, social, pessoal e empresarial aos brasileiros descendentes de japoneses que tomam uma decisão difícil, mas muito séria de sair do Brasil e buscar uma alternativa de emprego no Japão. Eles passam por lá, em média, cinco anos e retornam ao Brasil. Temos a obrigação de recebê-los da melhor maneira possível e instrui -los no empreendedorismo".

Esta não é a única ação do Sebrae-SP voltada para os brasileiros que trabalham no Japão. Este ano também foi relançado o projeto Dekassegui , que tem como objetivo desenvolvimento da capacidade empreendedora dos brasileiros que viajam ao Japão para trabalharem mas com objetivo de retornar ao Brasil. O projeto contribui com suporte educacional, técnico e gerencial na implantação de futuros negócios. A estimativa é de que atualmente 300 mil dekasseguis brasileiros trabalham em 13 províncias do Japão.


Fonte: Patrícia Coutinho - Assessoria de Imprensa Sebrae-SP

 
Design by Anderson Batata | Bloggerized by Free Blogger Templates | Free Samples