
Apenas em São Paulo, 29% das micros e pequenas empresas encerram suas atividades antes de completar um ano e 56% não sobrevivem mais de cinco anos, segundo o estudo "Sobrevivência e mortalidade das empresas paulistas de 1 a 5 anos", realizado pelo Sebrae. Entre os principais problemas que contribuem para a mortalidade precoce das empresas estão a falta de planejamento do negócio antes de sua abertura, a má gestão empresarial nos primeiros anos e a forte concorrência.
Diante desse cenário, as micros e pequenas empresas devem ficar atentas a questões fundamentais para sua sobrevivência, como o atendimento ao cliente. A Contmatic Phoenix (www.contmatic.com.br), empresa desenvolvedora de softwares administrativos, que acaba de completar 20 anos de existência, coloca à disposição de seus mais de 13 mil clientes, um call center, com quase cem profissionais para fornecer informações aos clientes sobre os produtos e solucionar problemas técnicos. "Atualmente, atender com eficiência, acrescentando benefícios aos produtos e serviços oferecidos pela empresa pode ser um diferencial no mercado. Os clientes estão em busca da satisfação de suas necessidades e dispostos a pagar mais por um serviço de qualidade", afirma Paulo Roberto dos Santos, supervisor do call center da Contmatic Phoenix.
Uma das novidades da empresa nesse segmento é o Suporte interativo, um serviço agregado para tornar mais ágil e eficiente o atendimento do suporte técnico. "Por meio dele solucionamos o problema remotamente, ou seja, se existir algum erro de configuração, mapeamento de rede ou transferência de arquivos, é possível resolvê-lo sem a necessidade de ir até o local onde ele se encontra", explica Santos. Ainda, segundo ele, o novo sistema não coloca em risco a segurança do cliente, pois é ele que se conecta ao servidor da Contmatic Phoenix, abrindo assim um caminho seguro e específico para a realização do trabalho. "Em três meses, desde o lançamento do Suporte interativo, já atendemos mais de 160 chamados", diz.
A idéia surgiu depois que a empresa percebeu a falta de familiaridade de alguns clientes com os programas e pela demanda de tempo e gastos com o consultor técnico enviado até o local para solucionar o problema. Para o novo serviço ser colocado em prática, a organização realizou, entre fevereiro e junho, um estudo e, com base nos resultados, chegou à conclusão de que o monitoramento remoto seria a ferramenta ideal.
Além do novo sistema, em seus 20 anos de mercado, sempre colocando em primeiro lugar o bom atendimento e o fornecimento de serviços de qualidade, a Contmatic Phoenix oferece aos seus clientes vários outros serviços, além do Suporte interativo. Um deles é o Programa Cead (Cursos Especiais de Aprimoramento e Desenvolvimento), uma série de cursos sobre contabilidade geral, departamento pessoal, demonstrações contábeis, escrita fiscal, faturamento e emissão de notas fiscais, abertura e encerramento de empresas, contabilidade de custos, entre outros assuntos relacionados aos setores contábil e administrativo. Até setembro de 2007, o Cead registrou a participação de quase 50 mil alunos em seus cursos e palestras, em pouco mais de quatro anos de existência.